Sobre

   Ao decidir iniciar um Blogue desta natureza, estou a assumir comigo mesma um compromisso com alguma responsabilidade para com aqueles que poderão vir a visitar-me frequentemente!
   O meu objetivo principal é partilhar receitas, sugestões, dicas...sobre fruta e compotas de fruta biológica e digo biológica, não por ser certificada, mas por não estar exposta a produtos químicos.
   A origem da fruta é única e exclusivamente da minha quinta, onde ela abunda em variedade e qualidade. Depois de me ter adaptado às condições do local onde passei a viver e de me aperceber que é um crime o desperdício de fruta que comecei a verificar, deitei mãos à obra e comecei a fazer as minhas "experiências", mas também a tentar reproduzir algumas receitas que me foram passadas da minha mãe. 
   As compotas remontam à época em que as populações preparavam grandes quantidades de alimentos para o inverno, preservando assim os sabores de outras estações. Deduz-se que terá sido por volta do séc. XVI que as receitas de compotas caseiras começaram a ser divulgadas, variando de região para região, conforme a matéria-prima. 
   Mas, se no passado a compota era uma forma de prolongar o sabor das frutas, a atual importação de todo o tipo de fruta, ao longo do ano e a inovação de métodos de conservação,  deixaram decair a confeção destas conservas, que ainda hoje fazem parte do nosso imaginário. São elas que nos dão o prazer gustativo das frutas frescas e dos sabores de infância, que fazem parte das nossas memórias. As compotas aquecem a alma!
   "Fruta Maluca" foi o nome selecionado por mim, para caraterizar uma compota que pretende aliar o tradicional aos tempos atuais, transformando-a numa compota com sabor criativo e proporcionando a quem a prova uma experiência de prazer.
   Terá assim, quatro boas razões para experimentar "Fruta Maluca":
.Compota confecionada exclusivamente com açúcar amarelo;
.Compota confecionada com pouco teor de açúcar (60gr por 100gr. de fruta);
.Compota confecionada exclusivamente com fruta "Biológica";
.Compota confecionada com muita criatividade e amor.
     Gostaria também de referenciar outros aspetos ecológicos inerentes a este meu pequeno projeto, que são os que se prendem com a compostagem e com todo o tipo de reutilização e aproveitamento de materiais e que gradualmente serão transmitidos a todos os que gostarem de me acompanhar daqui em diante.
   Num local onde a Biodiversidade é imensa, onde o ar puro se sente e se vê, onde a claridade do sol ofusca, onde  a força do vento mete respeito e onde a terra nos ensina coisas deslumbrantes, aqui estou eu pronta a partilhar convosco experiências e conhecimentos deste pedaço do Planeta! 

Sem comentários:

Enviar um comentário