segunda-feira, 25 de setembro de 2017


Amêndoas e Avelãs
Colheita 2017








Verdadeiros sumos feitos com uma amiga com 40 anos!











Verdadeiros sumos de laranja, uva, tomate...com uma centrifugadora que tem à vontade 40 anos. Há que dar-lhe utilidade!!!

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Queijinhos de Figo Pingo de Mel/Preto


Cortei em pedaços pequenos e triturei os figos na 1-2-3

Triturei avelãs na 1-2-3

Misturei 1 chávena de água com 1/2 de canela, 1 ch. de açúcar amarelo ou mascavado, 1 ch. de chocolate em pó, suno de 1 limão, aguardente de medronho q.b. e ervas aromáticas (erva doce).   

Levei ao lume a ferver um pouco

Misturei os figos com a calda de chocolate

Moldei queijinhos e passei-os pelas avelãs trituradas e por açúcar mascavado

Figos pretos


Embrulhei como se fossem queijinhos


E já está! Ótimos!!!

terça-feira, 12 de setembro de 2017

 Crumble de Abrunho Francês







 Lavei, descarocei e parti em 4, 20 abrunhos francês. Na frigideira, coloquei 1 colher se sopa de manteiga e depois de derretida juntei os abrunhos, 1 colher de sopa de açúcar mascavado, 1 e 1/2 colher de sopa de farinha (de preferência integral), 1/2 colher de chá de canela e sumo de 1/2 limão. Misturei e deixei caramelizar um pouco. Mexi de vez em quando, para não agarrar.
À parte, numa tijela, misturei 120 gr. de farinha sem fermento com 1 colher de chá de canela, 1 e 1/2 colher de chá de fermento e 140 gr. de açúcar mascavado. Abri um buraco no meio e deitei 1 ovo inteiro. Misturei todos os ingredientes com as mãos. Juntei por fim 50 gr. de manteiga fria e continuei a envolver cam as mãos.
Aqueci o forno a 190º.
Deitei os abrunhos num pirex, Coloquei por cima o crumble (que fica um pouco espesso) com a ajuda de um garfo, para espalhar bem. Coloquei umas pequenas nozes de manteiga por cima e levei ao forno. Depois de frio polvilhei com açúcar em pó.
Fica delicioso!!!
Já fiz este Crumble de pêra e maçã e certamente poderá fazer com outro frutos, desde que não sejam muito sumarentos.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Abrunhos, abrunhos e mais abrunhos!






Abrunhos ou ameixas, o facto é que são aos milhares. Por isso, depois de encher a barriga, de dar, de secar...está na hora de fazer compotas para mais tarde recordar os sabores fantásticos desta compota. Aos abrunhos pequeninos, ditos de sabor normal, fiz uma compota deliciosa com Vinho do Porto e aos abrunhos moscatel, adicionei especiarias (cravinhos da Índia, cardamomo e canela) e uma "bonequinha" com  ervas aromáticas (erva príncipee erva doce).
Framboesas, poucas mas boas!





Como são poucas, o melhor é comê-las ao natural ou juntá-las a outras frutas (morangos, cerejas...) e confecionar uma deliciosa compota de frutos vermelhos.

Ver receita em publicações anteriores ou então é tudo muito simples: 1kg de fruta, 400 gr de açúcar amarelo, sumo de limão, pau de canela. Pode ainda adicionar outros elementos como especiarias, ervas aromáticas, vinho do Porto... Lavar, regar com sumo de limão, cobrir com o açúcar e levar ao frio de um dia para o outro (pode fazer logo se assim o entender).
Levar ao lume, quando levantar fervura baixar o lume e cozinhar em lume brando até fazer ponto de estrada (assim dizia a minha querida mãe). Esterilizar frascos e tampas, encher em quente , tapar e virar o frasco ao contrário, para fazer vácuo natural, deixar arrefecer e já está!

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Reutilizar é o que está a dar!!!




Reutilizar frascos de mel, concentrado de tomate, feijões... para guardar azeitonas, louro, oregãos... é poupar e ser amigo do Ambiente!

Um caminho a percorrer...

Carimbar e identificar os pacotes para embalar

Adicionar eco mensagem nos frascos das compotas

Colocar breve historial nas etiquetas 

Carimbar o tecido que envolve os frascos (com carimbos muito antigos)

Fazer pequenas etiquetas identificativas, para adicionar aos frascos (com o historial)

Para finalmente, embalar e levar ao seu destino!

 Abrunho Francês
Que bom que é ver crescer e transformar-se, numa ótima compota!