domingo, 4 de janeiro de 2015

Está na hora da poda!!!

   Está  na altura de fazer a poda. Já a faço há 10 anos, fui aprendendo com os mais velhos que sabem muito mais do que eu! Não quer dizer que a faça na perfeição, mas vou dando um geito e como não vindimo para fazer vinho (antes fazia, mas os custos eram demasiados para o trabalho que tinha e para os lucros que dava).
   Agora resolvi só fazer geropiga e compota e penso que é o suficiente. E só o prazer de ver os cachos pendurados e ir comê-los às videiras...
   Este ano podei as videiras e não vou empá-las (vergar e dobrar a vide em volta do arame) pois é o que mais detesto, porque se entalam as mãos! Vamos ver se resulta e para a próxima colheita tirarei as minhas conclusões.
    
Todas as vides que estão a mais, coratm-se com a tesoura de poda

Esta videira já est á muito alta, para o ano vou cortar o que está a mais. Ficam apenas 2 "olhos" e uma "espera" mais abaixo, pois pode partir-se. Mais para a frente, quando a videira estiver a brotar e tiver as vides grandes, temos de fazer a "espoldra" (tirar as folhas e os rebentos que vão sempre nascendo, basta ficar o "olho de aranha"!
Termos engraçados???? Também é interessante todo este trabalho, para uma simples curiosa!


As vides vão para a terra, aí se decompoem. Nos primeiros anos queimava-as, depois comprei uma máquina para as cortar e fazer composto para os canteiros de flores, agora coloco-as simplesmente por debaixo das videiras e elas desfazem-se com o tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário